Cia da Monografia - Contato
WhatsApp
(21) 9.9134-0316
Fixo
(21) 3156-7152
InicioBLOG › Como iniciar uma Monografia

COMO INICIAR UMA MONOGRAFIA


O primeiro passo para iniciar uma monografia é você escolher uma área da qual você tenha domínio, prazer em estudar, a monografia será sua companheira por alguns meses, procure uma área de estudo que você tenha afinidade, escrever é uma tarefa árdua, depois que você escolhe sua área de estudo, esta na hora de escolher o seu tema junto ao seu orientador, é a parte mais importante de todas, pois com a escolha do tema,você delimitara o assunto.

Ao delimitar o assunto você começara uma outra etapa do seu trabalho, procurar a fonte que alimentar o seu texto.

É Importante estar atento aos tipos de fontes que você usara como ferramenta ao seu texto: se for procurar por artigos científicos disponibilizados pela rede, esteja atento primeiro ao ano que eles foram escritos, se o tema ali abordado esta atualizado conforme o seu tema exige, depois verifique se o site é de reputação confiável.

Importante também que preste atenção, ao iniciar a busca pela bibliografia, esteja atento para não formar um texto de apenas artigos da internet.

É importante ao formar uma biografia que ela esteja permeada de leituras, tanto de artigos dos principais autores daquele tema, como de livros atualizados. É importante também que exista comunicação entre aluno e orientador, afinal um trabalho de monografia é um casamento entre o aluno e o orientador, é ele que vai direcionar o aprendizado ali desenvolvido. Será o orientador o sua referencia no escrever. Até porque será esse mesmo orientador que julgara o seu trabalho, orientador deve ser visto como aliado ao desenvolvimento do trabalho de monografia.

O orientador é aquele que durante todo seu trabalho vai lhe direcionar para atingir o tão desejado trabalho.É o orientador que lhe apresentara as regras para escrever sua monografia, lhe ajudara a produzir o seu texto.​

COMO ESCREVER UMA MONOGRAFIA

Após, escolher uma área do conhecimento, delimitar o seu tema, é a hora de escrever a monografia.

Surge a indagação como escrever minha monografia, bom primeiro todo texto segue uma regra...

A chamada norma de ABNT, é importante que você aluna a leia antes de começar propriamente a escrever seu texto, essa leitura previa ao texto lhe ajudará pode ter certeza.

Ao ler a ABNT, você terá noções das regras técnicas de como escrever o seu texto, após essas noções, é interessante que você elabore inicialmente o sumário do seu trabalho,sempre procuro escrever antes de qualquer texto o sumário, ele serve de ferramenta que guia o tema, nele você dividira as ideias do seu texto.

Nele você será direcionado no passo a passo da sua escrita.

É importante ele servira também para ajudar seu orientador a lhe guiar. Ao ter um sumario você começará o primeiro passo a escrever seu primeiro capitulo é importante estar atento as leituras sobre o tema, deixar suas ideias fluírem no papel, retratar suas ideias fundamentado pela doutrina, pela jurisprudência, sempre atento a fazer corretamente o que é sua ideia e o que você esta usando para fundamentar sua ideia.

O texto precisa ter coesão, apresentar nexo entre as ideias. O texto precisa se apresentar entrelaçado, ou seja, ele deve ter sentido. Suas ideias necessitam serem organizadas e fazerem sentido a quem fará a leitura desse texto é importante lembrar a monografia terá um leitor e este não será apenas você. E para as ideias estejam entrelaçadas é necessário tempo... Fazer, Refazer até você atingir o objetivo do seu texto.

A produção de um texto de monografia é um trabalho que exige disciplina, exige do aluno dedicação de tempo, escrever é uma arte que precisa ser apreciada com tempo, exigir do aluno paciência, tranquilidade e orientação.

COMO ESCOLHER UM TEMA PARA A MONOGRAFIA

A Escolha do TEMA: Bom escolher um tema não é algo muito fácil é uma tarefa difícil porque o aluno tem uma gama de assuntos que pode ser estudado e quanto mais procura mais opções e duvidas surgem.

Então como escolher o bendito tema, primeiro e o talvez o mais importante escolha o tema que você sinta que tem segurança para desenvolver mesmo que tenha dificuldade para escrever, ou que isso que dizer?

Escolha um tema que você tenha domínio para discutir, debater sobre ele, a organização das suas ideias, o orientador estará presente para lhe auxiliar na escrita.

O importante no tema é você domina-lo que você saiba como conduzi-lo, escrever sobre o que dominamos é menos difícil do que aprender o conhecimento e escrever ao mesmo tempo.

O segundo passo da escolhe do tema é você pesar qual tempo você tem para desenvolvê-lo, ou seja, qual tempo você tem para disponibilizar para essa tarefa?

É importante fazer essa perguntar, pois é através dessa resposta que você decidira se o grau de dificuldade você que dar ao seu trabalho, logo, você saberá se deseja de um tema considerado por você de fácil, médio ou complexo.

Um terceiro momento da escolha do tema é qual minha dificuldade em encontrar referências bibliográficas para o meu tema, é fundamental saber como farei a colheita de dados sobre aquele tema, quais os principais autores se eu tenho elementos suficientes para balizar o meu tema.

Escrever com pouca referência bibliográfica torna seu tema um desafio complexo.

E por último mais não menos importante é saber como meu orientador lida com aquele tema, se ele conhece, tem algum domínio, isso é importante no desenvolvimento do texto, pois você será guiado por ele, portanto é importante que essa união entre o seu orientador e o tema que você escolheu.
COMO FORMATAR UMA MONOGRAFIA
Como formatar uma monografia, o assombro da maioria dos alunos que iniciam monografia é como formatar o seu texto, normal esse assombro, os alunos passam a faculdade inteira sem saber o que é a tão conhecida ABNT, conhecida na hora da monografia, e desconhecida durante a faculdade, primeiro seria interessante que o aluno antes de qualquer escrita, leia as regras que sua Universidade / Faculdade utiliza, essa leitura lhe fará ter ciência do que é necessário para formatar seu texto,quais ferramentas são cobradas, após essa leitura o aluno poderá se tiver duvidas tira-las com seu companheiro de texto, o orientador, após a leitura começa-se a escrita, durante o desenvolvimento do trabalho, o aluno já deve seguir as orientações pertinentes a cada fase, do texto é menos trabalhoso você formatar o texto passo a passo, no seu inicio, do que após sua escrita toda,pois a cada fase executado, seu orientador vai lhe apontando os erros e você vai corrigindo.

Se você deixa a formatação para o fim do texto isso pode enlouquecer o aluno, ele pode esquecer aonde encontrou aquela citação, se aquela parte do texto é realmente sua ou de um outro autor,se aquela numeração de página esta correta, se a capa e a folha de rosto estão devidamente escritas.

Corrigir aos poucos é menos trabalhoso e estressante do que deixar tudo para seu fim, no fim de todo trabalho seu desgaste emocional ta tamanho que muitas vezes você não quer nem fazer. Principalmente numa ferramenta de trabalho nova que muitas vezes é o primeiro contato que o aluno tem a com a chama regra de ABNT.

Esse primeiro contato deixa o aluno no primeiro momento perdido, e ele pode aos poucos se encontrando com as regras, siga ela aos poucos que o assombro do desconhecido acaba sendo dissipado no transcorrer do trabalho.
Gostei da matéria
Fale conosco
Faça um Orçamento
Nosso Blog
Depoimento - Vania.al10

CiaDaMonografia.com.br

MONOGRAFIA
Como fazer Monografia
Diferença de TCC para Monografia
Como Iniciar uma Monografia
Quantas Páginas deve ter Monografia
TCC
Como fazer TCC
TCC em 10 passos
Modelo de TCC
Blog
CONTATO
- WhatsApp (21) 9.9134-0316
- Telefone (21) 9.6979-2211
- Telefone (21) 9.8019-8975
sistema@ciadamonografia.com.br
Formas de Pagamento Disponíveis
Curta nossa página no facebookGoogle +Twitter Cia da Monografia

O CiaDaMonografia Esta sempre pronta para ajudar você com suas pesquisas, com isso você economiza tempo e dinheiro para realizar seus trabalhos de faculdade Com mais de 10 anos de mercado já atendemos mais de 20 mil clientes, ajudando sempre com pesquisas acadêmicas, entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, Ensaio, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Bibliografia.

Também temos algumas dicas de como fazer: Capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, capa de Monografia, como fazer Projeto Final, referências bibliográficas, como fazer seminário, como fazer capas, modelo de monografia.

Não vendemos pesquisas prontas, e também não aconselhamos esse tipo de aquisição. O CiadaMonografia NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.